Atópicos Brasil

Doenças Alérgicas

Reações inflamatórias causadas por uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias externas (alérgenos) que normalmente não seriam prejudiciais ao organismo. Essas alergias são altamente prevalentes e podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

O QUE SÃO?

As doenças alérgicas, também conhecidas como alergias ou distúrbios de hipersensibilidade, são extremamente comuns em todo o mundo. Sua gravidade varia, desde apresentações clínicas leves e transitórias até situações que ameaçam a vida, resultando em um impacto significativo na qualidade de vida do paciente.

As alergias ocorrem devido a uma reação inadequada do sistema imunológico a elementos ambientais comuns, como pólen, pelos de animais e ácaros domésticos, ou a outros fatores, como alimentos, medicamentos e insetos.

De todos os distúrbios de hipersensibilidade, há um grupo específico que se destaca devido à sua base imunológica específica e aos sintomas que afetam principalmente a pele e as vias respiratórias. Este grupo é chamado de atopias.

Atopias

Usada pela primeira vez em 1923 pelos imunologistas/alergistas norte-americanos Arthur F. Coca (1875-1959) e Robert A. Cooke (1880-1959), para descrever uma reação alérgica que não seguia a lógica das reações alérgicas conhecidas na época, a palavra “atopia” tem origem no grego antigo, em que “a-” significa “não” e “topos” significa “lugar”. Ao pé da letra, seria “sem lugar”, “fora de lugar”. O substantivo atopia (ἀτοπία em grego) significa coisa inaudita ou inédita, novidade, raridade, estranheza, paradoxo.

A característica principal das doenças atópicas envolve uma resposta imunológica exagerada mediada pela IgE (imunoglobulina E). Essa resposta ocorre quando o antígeno se liga à IgE, desencadeando a liberação de mediadores pré-formados (como histamina) e a síntese de outros mediadores (como prostaglandinas e leucotrienos). Esses mediadores causam vasodilataçãoaumento da permeabilidade capilarhipersecreção de muco e inflamação. Estas reações se desenvolvem rapidamente, geralmente em menos de 1 hora após a exposição ao antígeno.

A causa exata das atopias não é completamente compreendida, mas acredita-se que haja uma combinação de fatores genéticos e ambientais envolvidos. Pessoas com histórico familiar de doenças atópicas têm maior probabilidade de desenvolvê-las. Além disso, fatores ambientais como a exposição a alérgenos, poluentes e mudanças climáticas podem desencadear ou piorar os sintomas.

Arthur F. Coca (1875-1959), Médico Imunologista.

DOENÇAS ATÓPICAS

ECZEMA

Dermatite Atópica

Doença inflamatória crônica da pele, que causa coceira intensa e erupções cutâneas em áreas específicas do corpo.

bronquite asmática

Asma

Doença inflamatória crônica das vias respiratórias que causa dificuldade para respirar, sibilância e aperto no peito.

febre dos fenos

Rinite Alérgica

Doença inflamatória crônica da mucosa nasal que causa coriza, coceira no nariz e espirros frequentes.

Urticária Crônica Espontânea

Urticária

Condição da pele caracterizada por manchas vermelhas e elevadas que causam coceira intensa e podem surgir em qualquer parte do corpo como resultado de uma reação alérgica ou outras causas.

 
Ceratoconjuntivite atópica

Conjuntivite Alérgica

Inflamação crônica da conjuntiva (membrana que reveste o globo ocular e a parte interna das pálpebras) que causa vermelhidão, coceira, inchaço e lacrimejamento em resposta a alérgenos como pólen, pelos e ácaros.

 

Você tem alguma doença alérgica, crônica ou rara?

Faça parte do nosso Cadastro Nacional de Paciente

Isso nos ajuda a melhorar a eficiência e promover impacto significativo através nossas ações, garantindo que estaremos nos locais certos para as pessoas certas. Você também contribui com pesquisas globais que podem melhorar a vida de todos os que enfrentam essas doenças.

Pular para o conteúdo