Atópicos Brasil

'Alergia - O Corpo em Alerta': imunoterapia pode ser solução para tratamento de reação alérgica

Em segundo episódio, série do Fantástico explica o que uma pessoa que tem alergia deve fazer para voltar a comer alimentos que causam reação.

No segundo episódio da série “Alergia – O Corpo em Alerta” , do Fantástico, deste domingo (28), o doutor Drauzio Varella explica quais os sintomas da alergia alimentarque podem causar reações gravíssimas e levar à morte, qual tratamento pode resolver o problema, e quais as diferenças entre alergia e intolerância.

A alergia alimentar é causa de dores abdominais, vômitos, diarreia, coceira e manchas pelo corpo. Em casos graves, o paciente pode ter a anafilaxia.

“Na anafilaxia pode surgir um inchaço numa parte da laringe que dificulta a passagem do ar. Tem que correr para o hospital, mas nem sempre dá tempo de chegar. Nessa hora é fundamental ter à mão uma canetinha, em que você pressiona contra a coxa, aperta um botão e ele dispara uma dose de adrenalina que tira a pessoa da crise”, diz Varella.

A adrenalina é um hormônio liberado sempre que o corpo é colocado em uma situação de estresse. Ela faz parte dos mecanismos de defesa do organismo. Na forma sintética, é o tratamento heroico dos sintomas de emergência de uma reação alérgica.

Assista o vídeo na integra: