Atópicos Brasil

‘Alergia – O Corpo em Alerta’: Drauzio Varella estreia série no Fantástico sobre alergias e seu efeito no corpo

Em nova série de 3 episódios do Fantástico, o Dr. Drauzio Varella vai conversar com especialistas e acompanhar a rotina de pessoas que sofrem com as restrições alérgicas.

Drauzio Varella estreou neste domingo, 21, uma nova série no Fantástico dividida em três episódios. “Alergia – O Corpo em Alerta” irá além dos sintomas causados pela reação excessiva do sistema imunológico de quem tem essa condição, como coceiras e espirros.

O programa detalha o que acontece dentro do corpo de quem tem alguma alergia, além de mostrar quais são os riscos e limitações da condição que não para de crescer na população e que já afeta mais de 60 milhões de brasileiros.

Doutor Drauzio Varella — Foto: Reprodução / YouTube

“Quando você fala em alergia, as pessoas pensam nas mais clássicas. Por exemplo, quando a pessoa come um camarão e, de repente, tem manchas vermelhas no corpo”, explica o renomado Doutor em um bate-papo enviado à imprensa. “A alergia é um processo muito mais abrangente do que esse. Você não tem só a clássica de pele. Existem alergias digestivas, de determinadas proteínas que você ingere e podem causar problemas envolvendo sintomas digestivos, náuseas, diarreias, entre outros.”

O médico diz que a maioria dos estudos comprovam que as alergias são derivadas de fatores genéticos. “Quando o adulto com alergia tem uma criança, o risco é maior. Existe um componente alérgico e existem causas do meio, do ambiente em que a pessoa vive. O fato é que no passado tinham bem menos casos do que hoje em dia. Sem dúvida, os fatores ambientais contribuem para isso.”

A poluição intensificada pelas mudanças climáticas extremas contribuirá para o aumento da incidência de alergias. “Crianças que vivem no campo têm menos alergia do que as que vivem nas cidades. Os processos alérgicos vêm aumentando. Quando eu era criança, não tinha nenhum amigo com asma. Hoje essa quantidade é enorme”, diz Varella.

Assista o vídeo na integra:

febre dos fenos

rinite alérgica

A rinite alérgica é uma condição inflamatória crônica que afeta a mucosa nasal, sendo desencadeada por reações exageradas do sistema imunológico a substâncias inofensivas, como poeira, pólen, pelos de animais e ácaros. Essa resposta imunológica provoca sintomas como espirros frequentes, coriza, coceira no nariz, congestionamento nasal e olhos lacrimejantes. A rinite pode se manifestar de forma sazonal, associada a períodos específicos do ano, ou de maneira perene, persistindo ao longo do ano devido à exposição constante a alérgenos presentes no ambiente doméstico. O diagnóstico é feito com base na história clínica, sintomas relatados e, em alguns casos, testes alérgicos específicos, permitindo a implementação de um tratamento adequado para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por essa condição.

O tratamento da rinite alérgica pode envolver medidas para evitar a exposição aos alérgenos, o uso de medicamentos antialérgicos e corticosteroides nasais, além da possibilidade de imunoterapia alérgica em casos mais graves. Buscar orientação médica é crucial para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado, visando minimizar o impacto dos sintomas e proporcionar alívio ao paciente.