Se você é paciente de polipose nasal, sabe bem os desafios que não sentir cheiros traz para seu dia a dia.
Abertura: 06/03/2025
Encerramento: 25/03/2025
Hoje os planos de saúde oferecem apenas a cirurgia como opção terapêutica, mas os pólipos retornam em alguns casos, e nem todos pacientes podem ser operados. Por isso, tratamentos mais eficazes são necessários!
A ANS, agência que regula os planos de saúde, está nesse momento avaliando a possibilidade de disponibilizar um tratamento inovador para os pacientes com Rinussinusite Crônica com Pólipo Nasal (RSCcPN) grave, mas em uma primeira análise apresentou uma opinião desfavorável à esta incorporação.
Felizmente, essa não é a decisão final e a agência quer saber a sua opinião na Consulta Pública nº 152! Ela é um formulário online, onde todos podem opinar sobre a disponibilização de um imunobiológico para os pacientes com Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal Grave (RSCcPN) pelos planos de saúde.
Pessoas com Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal Grave podem não conseguir sentir cheiros, ficando mais vulneráveis a acidentes domésticos e outras situações de risco, por não conseguirem identificar cheiros de fumaça ou de um possível vazamento de gás.
Além do desafio de não sentir cheiros, essas pessoas podem enfrentar dificuldade de respirar, perda da qualidade do sono e têm mais chances de desenvolver depressão e ansiedade, piorando ainda mais sua qualidade de vida.
Mas você pode ajudar a mudar esta realidade inspirando esperança para milhares de pacientes! A sua participação e apoio a esta causa pode possibilitar o acesso a uma terapia avançada trazendo esperança e alívio para milhares de brasileiros!
Mecanismo de participação social, de caráter consultivo, realizado com prazo definido e aberto a qualquer interessado, com o objetivo de receber contribuições sobre determinado assunto. Incentiva a participação da sociedade na tomada de decisões relativas à formulação e definição de políticas públicas.
A consulta pública visa promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão, em cumprimento aos Princípios da Legalidade, Moralidade, Eficiência, Publicidade, Transparência e Motivação.
Consultas públicas podem ajudar a moldar políticas de saúde que tornem medicamentos de alto custo mais acessíveis a quem deles necessita.
Na Plataforma de Participação Social, os órgãos públicos poderão, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação dos cidadãos que poderão encaminhar, por meio escrito e diretamente ao ente administrativo, suas contribuições (comentários e/ou sugestões) para subsidiar o processo.